As micro, pequenas e médias empresas movimentam uma larga parcela da economia do Brasil, gerando empregos, ampliando os mercados e fazendo o dinheiro circular, contribuindo significativamente para o aumento do PIB (Produto Interno Bruto).
No entanto, boa parte delas ainda não tem acesso à gestão profissional ou serviços especializados, seja por desconhecimento da sua importância, seja pelos custos que isso implica.
A Contabilidade, por exemplo, é fator obrigatório para todas as empresas, com exceção do Microempreendedor Individual – MEI que não distribuir lucro acima da presunção legal. Mas, ainda assim, nem todo empresário tem acesso ou reconhece a importância de contar com apoio especializado quando o assunto é cuidar do seu dinheiro.
Além de constituir uma obrigação (sistema de contabilidade, escrituração dos livros, balanço patrimonial e de resultado econômico), a Contabilidade é uma ferramenta gerencial e financeira que auxilia os empresários e sócios de empresas de todos os portes, bem como o público em geral, sendo capaz de conservar e defender o patrimônio.
Cientes dessa relevância e buscando ampliar o acesso à informação, a Liberty desenvolveu esse artigo com uma série de dicas e orientações sobre a contabilidade nas micro, pequenas e médias empresas.
Para muitos empresários e pessoas físicas, o contador é um profissional responsável apenas por cuidar de burocracias como abertura de empresa, questões tarifárias, imposto de renda e outras obrigações de rotina.
Muitos desconhecem o potencial da contabilidade gerencial como ferramenta de apoio na tomada de decisões de gestão, seja à luz do seu próprio planejamento financeiro, seja a partir de relatórios e dados que o contador é capaz de fornecer. Quando comparamos esse suporte com o papel exercido pelos setores de contabilidade e controladoria de grandes empresas, percebemos a relevância dessa ferramenta até mesmo como fator determinante para o crescimento.
Entender a sua importância como ferramenta de tomada de decisões já justifica a adoção da contabilidade gerencial, no entanto, existem ainda outros benefícios que pequenos e médios empresários podem perceber:
A contabilidade gerencial funciona como uma verdadeira fotografia do panorama financeiro do negócio. O que significa que gera relatórios, informações e dados que permitem conhecer o comportamento da empresa ao longo dos anos, entender seus melhores e piores meses, por exemplo, projetar crescimento, ações de marketing e tantas outras iniciativas estratégicas.
O fluxo de caixa é uma ferramenta de acompanhamento e planejamento que permite prever, com certa antecedência, como se comportará o saldo final da empresa nos próximos meses, trimestres e etc. Vai além de uma visualização de extrato, por exemplo, consiste em uma projeção que exige conhecimento técnico e tem impacto direto no negócio e sua saúde financeira.
Essa visão do fluxo de caixa deixa claro o caminho pelo qual a empresa está andando e, assim, permite antever situações que possam exigir um “aperto de cintos” ou ajustes em processos. Isso explica a relevância de ser analisado por profissional ou ferramenta de suporte especializado.
O capital de giro, por sua vez, consiste na quantia de dinheiro necessária e relativa à operação do negócio. Envolve os valores mapeados em contas a receber, em contas correntes e investimentos do negócio, em caixa e também em estoque.
Ao entender que esse capital de giro, como o próprio nome sugere, tem relação com verbas que circulam na relação com clientes e fornecedores e, assim podem ser impactadas por fatores externos, se reconhece o quanto ele pode implicar na saúde do negócio e ser a causa de fechamento de tantas empresas.
Por isso, mais uma vez se justifica a necessidade de uma contabilidade gerencial capaz de apontar e orientar sobre a correta alocação de recursos entre as saídas e entradas, evitando desvios e desequilíbrios. Por exemplo, ter pouco dinheiro em caixa e estoques maiores do que a demanda. Todos esses impactos podem ser evitados e minimizados pelo planejamento financeiro e contábil, principalmente quando falamos sobre pequenos negócios, onde normalmente não há muito capital de giro, ou empresas que estão começando.
Um dos maiores pontos de resistência sobre a ampliação do uso de serviços digitais diz respeito à segurança. É sempre importante avaliar os padrões de segurança dos parceiros e empresas que você contratar para gerir os dados do seu negócio.
Os melhores sistemas de contabilidade digital adotam o armazenamento de dados em nuvem. São sistemas que, acima de tudo, investem na criptografia de dados, como o uso da tecnologia SSL. Afinal, você não quer que os dados do seu negócio circulem pela internet sem o tratamento adequado. A tecnologia SSL é a mesma utilizada por bancos para garantir a segurança e confiabilidade das transações financeiras.
O uso da nuvem tem ainda excelentes benefícios, como praticidade, acesso facilitado, dispensa de instalação de softwares e uso excessivo de hds e servidores.
Tanto as questões de rotina e burocráticas de um negócio, até as decisões estratégicas que o planejamento financeiro e o conhecimento sobre fluxo de caixa e capital de giro, por exemplo, podem impactar têm relação com o trabalho do contador.
Um profissional que gera informações relacionadas à empresa, aos investimentos, aos projetos e analisa alternativas que melhor se aplicam ao negócio.
Tem o importante papel de atuar como um mentor para o empreendedor, uma vez que a contabilidade, quando munida de dados corretos, é a maior fonte de informações sobre o patrimônio, o comportamento financeiro, os investimentos e assim direcionar a tomada de decisão dos administradores de forma mais acertada.
Considerando a competitividade e volatilidade do mercado, esse papel se torna cada dia mais fundamental para apoiar empresários e o empreendedores que não se contentam em tomar decisões baseadas na experiência.
Com apoio do contador, sua empresa realiza suas análises financeiras, desenvolve relatórios completos, tem suporte para a tomada de decisão sobre investimentos, crescimento e muitos outros pontos fundamentais para a gestão do negócio. Além, é claro, de ter atendimento especializado para tratar das burocracias.
Quer contar com uma consultoria contábil completa, além de receber as melhores recomendações sobre sistemas, soluções tecnológicas e integrações? Conte com o apoio da Liberty Assessoria.
Liberty Assessoria Empresarial
(41) 3030-4482
[email protected]
Quer mais Informações? Ligue para Nós:
(41) 3030-4482| Whats: (41) 99616-0515
SOBRE A LIBERTY:
Fundada em 2011, com presença marcante em Curitiba, porém com clientes em todo o País, a Liberty Assessoria Contábil em Curitiba tem sua expertise voltada para empresas de pequeno e médio porte.
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:
Segunda a Sexta: 8:15 às 12:00 h;
13:15 às 18:00 h.
NOSSO ENDEREÇO:
SOBRE A LIBERTY:
Fundada em 2011, com presença marcante em Curitiba, porém com clientes em todo o País, a Liberty Assessoria Contábil em Curitiba tem sua expertise voltada para empresas de pequeno e médio porte.
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:
Segunda a Sexta: 8:15 às 12:00 h;
13:15 às 18:00 h.
NOSSO ENDEREÇO: