(41) 3030-4482

(41) 99616-0515

Telefone: (41) 3030-4482 | WhatsApp: 99616-0515 | E-mail: [email protected]

10 dicas para o planejamento financeiro ideal

Acompanhando nossos posts aqui do blog, você já percebeu o quanto o planejamento é fator chave quando o assunto são as finanças, pessoais ou corporativas. Ele é o grande segredo das pessoas que têm boa educação financeira e, consequentemente, controle do seu dinheiro.

Quer saber tudo sobre o planejamento financeiro ideal? Confira nossas dicas: 

1. Faça uma análise dos gastos e receitas em seu planejamento financeiro

Conhecer no detalhe suas receitas (ganhos) e despesas (gastos) é o primeiro passo de um planejamento financeiro ideal, afinal, só sabendo onde está você pode planejar para onde ir. 

É preciso entender exatamente o quanto ganha por mês e, também, o quanto e onde gasta. Analise suas fontes de renda, sejam elas fixas ou variáveis, e, em seguida, todas as despesas que teve, ou já sabe que terá no mês.

Uma boa dica é organizar as despesas por categorias, moradia, educação, essenciais, lazer e etc., assim você pode identificar seus gatilhos e potenciais de economia.  

2. Use a regra do 15-35-50 para divisão de gastos

Agora que você já fez uma análise detalhada dos seus gastos e receitas, pode usar a regra dos 15-35-50 para organizar suas despesas. A regra sugere que 50% da renda deve ser destinada para gastos essenciais, aqueles necessários para se manter no dia a dia: alimentação, saúde, transporte etc.

A outra metade dos rendimentos deve ser dividida em 15% para as prioridades financeiras: quitação de dívidas ou poupança para o futuro, e os 35% restantes destinados a todos os outros gastos, diversão e lazer, academia, restaurantes, compras etc.

3. Gaste de acordo com seu padrão de vida atual

Quem conhece a sua realidade financeira e tem planejamento, sabe exatamente onde e como pode gastar e não se deixa levar pelos estímulos de consumo que não condizem com o seu padrão. 

É bem comum encontrar nos hábitos em desacordo com o padrão de vida os maiores gatilhos para o descontrole e também boas oportunidades de redução de gastos. 

4. Especifique suas metas

Planos têm tudo a ver com metas. Independente do cenário em que se encontra (confortável, juntando dinheiro ou saindo do aperto), você pode definir metas de gastos para cada tipo de despesa e buscar as formas de alcançá-las.

Numa situação de economia, por exemplo, você não precisa abrir mão de tudo, basta remanejar em outras áreas. 

5. Utilize uma planilha financeira

Não precisa deixar todo o trabalho de lembrar das contas para a cabeça. A planilha financeira é uma grande aliada do planejamento financeiro. Com essa ferramenta você acompanha seus gastos, analisa o alcance das metas e pode planejar novamente ou ajustar alguma coisa se achar necessário. 

6. Compare os preços de produtos

O velho truque da pesquisa de preços, otimizado pela internet. Hoje está muito mais fácil saber quanto alguma coisa custa e qual a melhor oferta. Existem até alguns aplicativos que te ajudam a monitorar o preço de algo que você esteja querendo comprar, tudo para encontrar aquilo que cabe no seu orçamento e combina com os seus hábitos. 

7. Mude seus hábitos

Por falar em hábitos, mude-os se necessário. Se você não tem uma boa relação com o dinheiro, por exemplo, já temos nesse caso um importante hábito para mudar. Identifique comportamentos negativos que podem estar te impedindo de ter uma relação saudável com o dinheiro, a planilha com tudo anotado vai te ajudar nessa, e trabalhe para mudar estas atitudes. 

8. Compre apenas o que você precisa

Compras por impulso não combinam com planejamento financeiro. Por isso, até mesmo as compras devem ser planejadas, para identificar o quanto se pode gastar, pesquisar preços e até fazer compras mais conscientes.

Existe muita oferta nas suas redes sociais, nas lojas e muito mais nos dias de hoje, não se deixe empolgar. 

9. Pague à vista sempre que possível

Pagar à vista sempre deixa a margem para chorar um desconto, considerando que o vendedor economiza com taxas de cartão. Mas, além disso, evita que você se depare com uma despesa no cartão da qual não lembrava. 

10. Defina objetivos financeiros

Já falamos sobre isso em outro post, mas, além de criar metas de gastos mensais, é importante definir objetivos financeiros maiores, de médio a longo prazo. Seja para realizar um sonho, planejar próximos passos ou simplesmente sair do lugar. 

Nós ficamos felizes de te trazer esse passo a passo completo para o planejamento financeiro ideal. Esperamos que ele se torne uma importante ferramenta para uma vida financeira saudável.

Liberty Assessoria Empresarial Ltda
(41) 3030-4482
[email protected]

Quer mais Informações? Ligue para Nós:
(41) 3030-4482
| Whats: (41) 99616-0515

SOBRE A LIBERTY:

Fundada em 2011, com presença marcante em Curitiba, porém com clientes em todo o País, a Liberty Assessoria Contábil em Curitiba tem sua expertise voltada para empresas de pequeno e médio porte.

CONTATO / INFORMAÇÕES:

(41) 3030-4482

(41) 99616-0515

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:

Segunda a Sexta: 8:15 às 12:00 h;
13:15 às 18:00 h.

NOSSO ENDEREÇO:

Rua Engenheiro Arthur Bettes, 385, Sala 8 – Portão, 80610-290, Curitiba – PR

SOBRE A LIBERTY:

Fundada em 2011, com presença marcante em Curitiba, porém com clientes em todo o País, a Liberty Assessoria Contábil em Curitiba tem sua expertise voltada para empresas de pequeno e médio porte.

CONTATO / INFORMAÇÕES:

(41) 3030-4482

(41) 99616-0515

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:

Segunda a Sexta: 8:15 às 12:00 h;
13:15 às 18:00 h.

NOSSO ENDEREÇO:

Rua Engenheiro Arthur Bettes, 385, Sala 8 – Portão, 80610-290, Curitiba – PR
LIBERTY ASSESSORIA · 2020 © Todos os direitos reservados | Desenvolvido por: MarketNet